sábado, 28 de fevereiro de 2009

O que é o tempo? (Parte VI)

Até aqui, eu comentei sobre o que é necessário para se conceber um relógio newtoniano. Precisamos de marcador, móvel com velocidade constante, além, acrescentei a noção de memória.
Mas, como garantir que o móvel está com velocidade constante?
Para tanto, nós necessitamos medir o tempo de seu deslocamente, certo? Mas para isto, pracisamos de um outro relógio, mas este último também precisará de um outro, e assim por diante. Caramba! Isto não tem fim? Eu vou dá um fim definindo um móvel, que de alguma forma "mágica", garantidamente tenha sempre velocidade constante. Este, emfim, servirá de base para identificar se todos os outros móveis se encontram ou não com velocidades constantes.
A partir de agora vamos chamar este movél de L e sua velocidade sempre constante de C. É como se olhando para L, e pudessemos calibrar todos os outros móveis que se candidatam a relógios.
Vamos continuar no próximo post! Não percam.

2 comentários:

geofrey disse...

agora que vc tocou no assunto, como eu garanto que o movimento do ponteiro do meu relógio é um movimento periódico?
tem algo haver com a gravidade?

Antônio Oliveira Filho disse...

Geo, o post fala justamente disto. Precisamos de algo que se mova, garantidamente, de modo constante mais tarde eu vou comentar que para a física atual, este algo é a luz. Mas o que faz com que a velocidade da luz seja constante, ainda não se sabe, mas eu vou expecular em algum post futuro.