Este post respode algumas questões, ainda na tentativa de motivar.
O que é aceito hoje sobre o tempo?
Re. As concepções de tempo pregadas por Einstein.
O que é tempo para Einstein?
Re. Uma dimensão. Além das dimisões de espaço, existe uma do tempo.
Quais as diferenças entre este tempo e o tempo newtoniano?
Re. O tempo Einsteiniano não é absoluto, ele sofre influências da velocidade e da gravidade. Para Einstein, quanto mais rápidos nos movemos mais lento o tempo passa para o viajante. Do mesmo modo, quanto mais próximos estejamos de gravidades maiores o tempo também passa mais lento para os que experimentam estas gravidades. Um dos classicos exemplos é o paradoxo dos gêmeos (quem se interessar, existem várias referências na web).
Já para Newton, o tempo não era afetado por nada, gravidade e movimento não o afetam. Isto tem implicações importantes. Se nada afeta o tempo, então todo e qualquer movimento, seja ele muitíssimo rápido ou em gravidades variadas, sempre se vale da mesma medida. O tempo tem uma cadência infinitamente inalterada aconteça o que acontecer.
Existe algo em que eles concordem, Eintein e Newton, quanto ao tempo?
Re. Por incrível possa parecer, a resposta é SIM. O tempo afeta a biologia de cada um de nós ou de qualquer ser considerado vivo. Para ambos, independentemente de como o tempo passe, quer seja em cadências variadas para Einstein, quer seja em cadência infinitamente constantes para Newton, os vivos são afetados. Novamente, um bom exemplo é paradoxo dos gêmeos. O gêmeo que viaja volta bem mais jovem que o que ficou na terra (é uma boa leitura).
Por que o tempo de Einstein prevaleceu sobre o de Newton?
Re. Porque, como tudo em ciência, os fatos são o que há de irefutável.
Então, todas as consequências da teoria do tempo de Einstein já foram observadas?
Re. Claro que não, pois se já tivessem sido, eu não estaria aqui perdendo tempo em escrever sobre uma nova definição para o tempo! Existem duas consequência que continuam como hipóteses:
Viagens no tempo. Para a teoria do tempo de Einstein, o tempo pode ser curvado a ponto de que se possa voltar nele. Existem muitos cientistas que atá hoje tentam construir uma máquina do tempo.
Efeitos biológicos. Nenhum experimento comprovou que existem diferenças entre a biologia de algo que é submetido a gravidades ou a velocidades muito diferentes.
Então, por isto é que Antonio resolveu escrever suas hipóteses sobre o tempo?
Re. Sim. ;-) Precisamos de hipóteses sobre o tempo que continuem confirmando o que já foi observado, e que neguem de uma vez por todas as ideias de viajens no tempo e de consequências biologicas.
Por que Antonio está utilizando relógios para explicar suas hipóteses?
Re. Porque se conseguir explicar os relógios de uma outra forma, vamos conseguir chegar as mesmas conclusões que Einstein chegou, mas sem as bizarras consequências ainda não observadas de sua teoria. Então, até o momento, expliquei como newton via um relógio. Acrescentei, apenas algo a mais, a noção de memória, pois pretendo fazer considerações psicológicas no post de fechamento desta série.
Não percam o próximo post. Ele vai começar a transformar simples relógios newtonianos em relógios einsteinianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário