domingo, 15 de fevereiro de 2009

O que é o tempo? (parte IV)

No post anterior o relógio newtoniano foi apresentado como sendo o par móvel, marcador. Neste post, adiciono mais um elemento ao relógio. Mas, antes vamos a um exemplo.

Considere um relógio de parede com um único ponteiro que indica as horas. Considere também que você está em um local que não dá para saber se é dia ou noite. Você olha para o relógio no momento em que o ponteiro está na parte de cima. Você conclui que pode ser meia noite ou meio dia. Mas em seguida você adormece e ao acordar olha para o relógio, mas o ponteiro continua indicando meio dia ou meia noite. Três possibilidades lhe vem a cabeça: (1)Já se passaram 12h (2) não se passou 1h (3) o relógio está parado. Para tentar descobrir se o relógio está parado, você tenta ficar acordado para ver se o ponteiro se mexe para indicar 1h. Mas você novamente adormece. Ao acordar o ponteiro está indicando 10h. Daí você conclui que a primeira vez que acordou ainda não havia passado 1h, pois nunca havia dormido cerca de 22h quase initerruptas!

Que exemplo maluco! O que ele quer revelar?

O exemplo revela que qualquer relógio precisa de um terceiro elemento, além do par móvel, marcador. O terceiro elemento é a memória! Você somente foi capaz de saber que se passaram 10h porque antes sabia que o relógio indicava 12h.

Sendo assim, o nosso relógio newtoniano é formado por três elementos: móvel, marcador e memória.

No próximo post eu vou começar questionar o relógio newtoniano. Acho que este relógio vai ter que sofrer algumas alterações. Até o próximo post!

Nenhum comentário: